Sejam todos muito bem-vindos!

Neste espaço, compartilho com vocês minhas sinceras opiniões e indicações de todos os gêneros da literatura, assim como novidades e curiosidades do universo literário.

Espero que apreciem as dicas aqui encontradas e os convido a discutirmos as obras e notícias desta paixão universal, o livro!

Muito sucesso e excelentes leituras para todos nós!

domingo, 29 de maio de 2011

As aventuras do livreiro - O livreiro maluquinho


 Outro dia me perguntaram porque eu gostava tanto do livro "O Menino Maluquinho"...

 Eu tive contato com a obra nos idos anos 90, enquanto aluno da 3ª série do Ensino Fundamental, quando a Globo Filmes lançou o filme do famoso personagem nacional e minha professora Deborah nos levou o VHS para assistirmos em aula e mais tarde realizar trabalhos correlacionados à obra do ícone da literatura infanto-juvenil Ziraldo.
 Eu me lembro de ter me identificado tanto com o personagem, que aos 9 anos, no meio da sala toda, eu chorei de tristeza ao ver a morte de seu avô e depois de alegria ao saber que "todo mundo descobriu que ele não tinha sido um menino maluquinho...Ele tinha sido era um menino FELIZ" e, à partir daquele dia eu decidi que seria também um menino feliz, para um dia ser um "cara legal" como o Menino Maluquinho se tornou.

 Até hoje muitas professoras recomendam o livro, e toda obra do autor, às crianças do nosso país e eu fico muito feliz quando ouço as crianças reconhecendo ou até recomendando o livro do Menino Maluquinho, pois imagino "Essa criança também sabe como ser feliz e se tornar uma pessoa legal".

 Posso dizer que muitas das minhas experiências em livraria foi, de certa forma, inspirada no personagem e na minha missão de ser um cara legal, sempre tentando ajudar os pequenos leitores a encontrarem uma literatura que pudesse fazer por eles o que o Maluquinho fez por mim, eu SEMPRE recomendava o livro a eles mesmos ou a seus pais e professores.

 Me lembro que na primeira vez que visitei a Bienal do Livro de SP, eu era ainda criança e havia pedido a minha mãe que me comprasse um exemplar do Maluquinho e, para completar minha alegria, lá estava o Ziraldo em pessoa com todo seu carisma autografando suas obras e tirando fotos com os fãs. Lembro que, aos 11 anos, eu aguentei DUAS HORAS na fila pra pegar um autógrafo daquele "cara legal".

 Anos mais tarde, um pouquinho de nada mais velho, durante a Bienal do Livro de SP de 2010, decidi homenagear o personagem à minha maneira no ano em que o livro completava 30 anos de sua publicação...peguei uma panela escondido da minha mãe , coloquei na cabeça e fui pro evento!
 Para minha surpresa maior, o tio Ziraldo estava lá no evento conversando com fãs e profissionais do mercado...como eu era os dois, não podia deixar de participar! No final, ele até me chamou lá para tirar uma foto ao lado dele e falou: "Olha meu filho aí!"...definitivamente um dos momentos mais emocionantes da minha vida profissional e pessoal.
 Pra completar minha missão, tive a adorável surpresa de ser parado por montes de crianças que pediam pra apertar minha mão e tirar fotos com o Menino Maluquinho...tive de segurar as lágrimas de alegria pra aparecer legal nas fotos!
 E, como se não bastassem tantas alegrias, antes de sair do evento, a equipe da Villa Filmes me convidou para participar de um documentário que estavam gravando ali mesmo sobre os 30 anos do Menino Maluquinho. Hoje o documentário viaja o Brasil todo em festivais e eventos literários e de cinema levando a mágica do Ziraldo para muitas outras pessoas que, como eu, podem ter sido contagiadas com a alegria do personagem e com o carisma de seu autor.

 Tio Ziraldo obrigado, você realmente é um CARA LEGAL!!!

 P.S.: Para conhecer mais sobre o documentário "Ele era um menino feliz" visite a página http://www.eleeraummeninofeliz.com/ e fique atento na agenda de sessões para prestigiar esta homenagem.




 Algumas fotos tiradas durante a Bienal do Livro de SP 2010, ano em que o Menino Maluquinho completou 30 anos. Só na literatura para um Menino ter mais de 30 anos...que coisa Maluca!

Nenhum comentário: