Sejam todos muito bem-vindos!

Neste espaço, compartilho com vocês minhas sinceras opiniões e indicações de todos os gêneros da literatura, assim como novidades e curiosidades do universo literário.

Espero que apreciem as dicas aqui encontradas e os convido a discutirmos as obras e notícias desta paixão universal, o livro!

Muito sucesso e excelentes leituras para todos nós!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

O Cavaleiro das Trevas


 "Histórias em quadrinhos são coisa de criança"
 O cara que falou isso chorou feito um bebê quando leu "O Cavaleiro das Trevas" de Frank Miller em 1988. 

 A obra, considerada até hoje uma das melhores não só do personagem, mas de toda a história dos quadrinhos americanos, foi um marco na história das estórias de super-heróis, lançada numa época em que as editoras não conseguiam emplacar nenhum grande título por causa do esgotamento de ideias dos roteiristas e da banalização dos comics americanos, julgados "futilidades infanto-juvenis".
 O roteiro chocou a população americana e mais tarde leitores de todo o mundo. Frank Miller, também conhecido pela criação do personagem "Demolidor" e mais tarde por "300" e o noir "Sin City" (que COM CERTEZA vai dar as caras em breve aqui no blog) apresentou uma Gotham City utópica anos mais tarde do que o leitor de quadrinhos estava habituado, onde o Batman já não era mais necessário e Bruce Wayne era um cinquentão que gozava de sua fortuna e não mais passava as noites esmurrando bandidos pelos becos agora protegidos por uma estranha força policial.
 Com um pingo de cyberpunk e litros de sangue, Miller nos mostra do que é feito um herói "mortal" e como a população, cada vez mais, se entrega à sensação de falsa-segurança que a tecnologia e a mídia querem que acredite...e isso foi escrito em 1988!!!

 O traço violento de Miller e as cores acertivas de Linn Varley nos fazem questionar "Quem foi o imbecil que disse que ISTO é coisa de criança???"
 Anos mais tarde, já no novo século, Miller foi convencido a conceber uma continuação à saga do Cavaleiro das Trevas que, infelizmente, foi um fracasso à vista de seus fãs (eu incluso!), pois a essência anarquista já não estava mais lá...enquanto um Superman pau-mandado do governo enfrentava uma crise existencial (crise da meia-idade?) e dava dor de cabeça aos heróis (já velhinhos) do mundo.

 Publicado e re-publicado centenas de vezes no país, a obra recebeu uma versão definitiva pela editora Panini em 2007 recebendo tratamento de luxo em duas edições (capa dura e brochura) recheadas de extras das duas mini-séries. Definitivamente reliquias para os fãs de quadrinhos.
 Para presentear aquele seu namorado que insiste em gastar mais em quadrinhos que numa entrada de cinema ou pro pai que deixou de ler quadrinhos na época em que isso era coisa de criança...

 Para ler e pedir desculpas!

 O Cavaleiro das Trevas - Ed. Definitiva
 Frank Miller, Klaus Janson e Linn Varley
 Ed. Panini - 2007
 Aprox. R$ 70
 ISBN 9788573513684
 Artes - Histórias em quadrinhos

 Toda a obra do mestre Frank Miller -  http://moebiusgraphics.com/


Nenhum comentário: