Sejam todos muito bem-vindos!

Neste espaço, compartilho com vocês minhas sinceras opiniões e indicações de todos os gêneros da literatura, assim como novidades e curiosidades do universo literário.

Espero que apreciem as dicas aqui encontradas e os convido a discutirmos as obras e notícias desta paixão universal, o livro!

Muito sucesso e excelentes leituras para todos nós!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

O mundo de Sofia


 Para não dizer que filosofia é coisa de quem não tem mais nada pra fazer.

 Com certeza eu não serei a primeira pessoa em sua vida a recomendar este livro mas, possivelmente, serei a primeira destas que realmente TERMINOU de ler o livro!
 Muitas pessoas tiveram acesso à obra através de recomendação de leitura durante o Ensino Médio e/ou Superior, como uma introdução à história e pensamento filosóficos. A obra é bem intimidadora para os leitores menos assíduos com suas 560 páginas, e nem todos os leitores apreciam a narrativa em três tempos que a obra apresenta.

 Neste título, somos apresentados a quatro personagens principais, a curiosa Sofia, seu professor filosófico Alberto, a surpreendida Hilde e o todo-poderoso Major Albert Knag. Estranhamente, acompanhamos três sagas interrelacionadas dentro do mesmo livro, a de Sofia Amundsen e seu professor Alberto, a da própria filosofia, narrada e comentada pelo próprio Alberto e, observando tudo isso, a jovem Hilde, filha do Major Albert Knag que a presenteia em seu aniversário de 15 anos com um livro sobre a filosofia.
 Com um ar de literatura infanto-juvenil, o autor (Jostein Gaarder, o autor do mundo real!) nos apresenta a história do pensamento filosófico de forma leve, descompromissada  e, ao mesmo tempo, didática e cronológica alcançando com maestria o objetivo de sua criação, apresentar e explicar filosofia para jovens leitores e leigos no assunto.
 Não a toa, é um título obrigatório para estudantes de filosofia de qualquer nível e idade.

 É um ótimo livro para presentear sua namorada que se pergunta porque pensamos e agimos da forma que pensamos e agimos ou para você mesmo que matou todas as aulas de filosofia porque achava isso coisa de velho chato.
 O pensamento filosófico é, talvez, a mais poderosa ferramenta para agirmos de forma consciente em relação à nossa vida e ao mundo e assim trazer prosperidade à nossa sociedade que, cada vez mais, perde seus valores e princípios.

 AVISO DO LIVREIRO: O livro apresenta, à partir de sua segunda metade, uma narrativa dividida em três tempos (ou ambientes) que pode não satisfazer todos os gostos, mas é fundamental para explicar alguns porquês da primeira metade do livro.
 E caso ache o Major Albert um sacana de marca maior, saiba que você não está sozinho nessa! Existem listas e mais listas de discussão sobre o livro em que muitas pessoas xingam o Major até não poder mais.

 CURIOSIDADE DO LIVREIRO: Existe uma mini-série disponível no Brasil em DVD baseada no livro com bastante fidelidade, é bem difícil de encontrar, mas vale a pena assistir para "enxergar" o livro ou se você não estiver a fim de encarar o calhamaço só para entender as diferenças entre Sócrates e Platão.

 PARTICULARIDADE DO LIVREIRO: Eu achei desnecessária a divisão em três estórias desta obra. Fiquei muito infeliz com a explicação dos por quês da saga de Hilde e do Major. Para mim, só a Sofia e Alberto já resolveriam muito bem a missão de introduzir o leitor à história da filosofia.

 Para ler e fritar o cérebro.

 "...também somos poeira estelar..."

 O mundo de Sofia
 Jostein Gaarder 
 Ed. Cia. da Letras - 1995
 Aprox. R$ 50
 ISBN 9788571644755
 Literatura - Literatura estrangeira

Nenhum comentário: